Carregando...

Tipos de Contrato de Trabalho

A contratação de novos colaboradores pode vir acompanhada de muitas dúvidas e uma delas é o tipo de contrato adequado para a relação de trabalho a ser estabelecida.

Existem quatro tipos principais de contrato de trabalho:

 

Contrato por prazo determinado: neste caso, contratante e contratado já sabem por quanto tempo a relação de trabalho será mantida, no entanto, não pode exceder 2 anos.

 

Contrato por prazo indeterminado: é o mais utilizado, iniciando após o término do período de experiência (caso não seja encerrada a relação de trabalho por uma das partes) e podendo ser solicitada a rescisão a qualquer momento.

 

Contrato de trabalho temporário: geralmente é utilizado para suprir necessidades momentâneas, como funcionários de licença ou até mesmo períodos festivos como Páscoa e Natal. Caso se faça necessário o contrato pode ser estendido por no máximo 9 meses.

 

Estágio: é uma forma de contratação que exige vínculo estudantil e que pode ser mantida respeitando o limite de 2 anos. Não está inserido na CLT, portanto, não exige assinatura em CTPS, o que implica em não ter direito a FGTS e 13º salário.

 

Quanto a rescisão, cada um dos tipos têm as suas particularidades.

O gestor precisa estar sempre atento as mudanças na Legislação Trabalhista. Uma boa dica é procurar a Contabilidade para que possíveis dúvidas sejam esclarecidas.